O DOMUS é um programa desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Térmicos da PUCPR para a simulação higrotérmica e energética de edificações, com interface amigável para explorar diversas estratégias de resfriamento passivo, bem como analisar o impacto da umidade na performance dessas construções.
Contagem de pixels
Um estudo comparativo entre Domus, EnergyPlus e o plug-in Shading no SketchUp foi realizado, simulando três cenários distintos:
Sem sombreamento ao redor da casa.
Sombreamento parcial ao redor da casa e dos prédios vizinhos.
Sombreamento completo, incluindo árvores.
As simulações foram conduzidas ao longo de um ano, com intervalos de 15 minutos, em Curitiba, Brasil.
Tanto Domus quanto Shading concluíram com sucesso todas as simulações, enquanto o EnergyPlus enfrentou dificuldades com o terceiro cenário devido a limitações no modelo de árvore.
Os resultados de custo computacional revelam que o tempo de execução aumenta com a complexidade do modelo de sombreamento. Domus se destacou, completando a simulação mais complexa em menos de uma hora, enquanto o algoritmo PgC do EnergyPlus demandou quase 18 horas para o segundo caso, sem a presença de árvores.
Otimização de elementos de sombreamento considerando proteção contra desbotamento
A abordagem de design multicritério para dispositivos de sombreamento complexos se baseia em duas etapas principais: um processo de busca para identificar soluções não dominadas e um método de técnica de programação física (physical programming), para classificar essas soluções de acordo com as preferências dos tomadores de decisão.
Uma novidade é o cálculo da fração de superfície interna ensolarada, feito por contagem de pixels, que se mostrou um algoritmo poderoso e de baixo custo computacional para simular qualquer forma geométrica com precisão.
Os resultados demonstraram que o método proposto é eficaz na concepção de dispositivos de sombreamento complexos, reduzindo o consumo de energia e protegendo as superfícies internas contra o desbotamento.